Não só as garrafas, mas todo recipiente de plástico ou de alumínio utilizado para acondicionar alimentos e bebidas que contenham plástico policarbonato ou resina epóxi, oferecem riscos a saúde. Ocorre que esses materiais quando expostos a altas temperaturas de calor ou temperaturas muito baixas de frio, liberam um componente tóxico chamado BISFENOL – A, considerado cancerígeno.

Pensando na saúde e segurança dos consumidores, a Sferriê optou por utilizar nas suas embalagens - premium e tradicional - matéria prima virgem que está livre do Bisfenol – A, desta forma, as embalagens que estão expostas as alterações de temperatura por exemplo, não tem seu conteúdo afetado pelo componente tóxico. Desta maneira a água mineral Sferriê alcalina e com vanádio pode ser consumida sem maiores riscos.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já proibiu a produção e importação de mamadeiras que contenham essa substância no plástico visando proteger as crianças de 0 a 12 meses no Brasil. Para se proteger deste inimigo invisível, evite as embalagens plásticas para acondicionar alimentos e bebidas, principalmente se for submetê-las a variações de temperatura, fique ligado também nos símbolos de reciclagem com os números 3 e 7. Eles indicam que a embalagem contém ou pode conter o BPA na sua composição.

Saiba como Evitar a Exposição ao BPA 

1 - Use mamadeiras e utensílios de vidro ou BPA free para os bebês. 
2 – Jamais esquente no microondas bebidas e alimentos acondicionados no plástico. O bisfenol A é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido. 
3 – Evite levar ao freezer alimentos e bebidas acondicionadas no plástico. A liberação do composto também é mais intenso quando há um resfriamento do plástico. 
4 - Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas, pois o bisfenol é utilizado como resina epóxi no revestimento interno das latas. 
5 - Evite pratos, copos e outros utensílios de plástico. Opte pelo vidro, porcelana e aço inoxidável na hora de armazenar bebidas e alimentos. 
6 - Descarte utensílios de plástico lascados ou arranhados. Evite lavá-los com detergentes fortes ou colocá-los na máquina de lavar louças. 
7 – Caso utilize embalagens plásticas para acondicionar alimentos ou bebidas, evite aquelas que tenham os símbolos de reciclagem com os números 3 e 7 no seu interior e na parte posterior das embalagem. Eles indicam que a embalagem contem ou pode conter o BPA na sua composição. 
Fonte: www.endocrino.org.br/bisfenol

Por: Mariana Gouveia