A água tem um papel fundamental na eliminação das toxinas do corpo humano

Diariamente introduzimos e eliminamos toxinas de nosso organismo. A água ainda é o melhor meio de transporte para eliminar essas toxinas, pois é através da urina que muitas delas vão embora.
É importante saber o que eleva as toxinas em nosso corpo e o que esse excesso pode causar.  Lembre-se sempre: A água mineral é sua melhor amiga, consuma sempre as quantidades indicadas. Se manter hidratado é também um sinal de que as toxinas de seu organismo estão sendo eliminadas.

Há uma forma muito simples de checar seu grau de hidratação, é através da coloração da urina. Para ajudar a entender, incluímos uma escala da cor da urina nas imagens acima.  A cor da urina pode ser influenciada pelo conteúdo da dieta ou ainda por medicamentos, mas é ideal ficar sempre alerta, quanto mais clara sua urina for, melhor.

Mas afinal, de onde vem as toxinas que estão em nosso organismo?
Alimentos transgênicos, industrializados, tratados com agrotóxicos ou que contenham metais pesados trazem muitas toxinas para nosso organismo.
Álcool e tabaco também são vilões nessa história.

Quais são os sintomas de excesso de toxina?
Fadiga, aumento de peso e erupções cutâneas são alguns dos sintomas. Além disso o mau hálito e a constipação intestinal podem ser sinais de que seu corpo precisa eliminar toxinas.

Além de beber bastante água, outros cuidados podem ser considerados:
O fígado luta diariamente para eliminar todas as toxinas dos alimentos que ingerimos, afinal nosso corpo é naturalmente preparado para se defender e eliminar aquilo que não serve para ele. Entretanto se pensarmos que atualmente a maioria dos produtos contém alguma toxina devido à industrialização ou uso de agrotóxicos, concluímos que estamos aumentando essa carga para o nosso organismo. Dessa forma, conscientemente precisamos nos ajudar.

Por isso, dê preferência a produtos orgânicos e evite excesso de adoçantes artificiais. Fique atento quando for armazenar alimentos em utensílios de plásticos, eles devem conter o selo que indique que são BPA FREE, ou seja: Livres do Bisfenol A, um componente tóxico que está presente em muitos recipientes de plástico.
Sucos detox também são bem vindos e podem ajudar bastante. Alguns médicos e nutricionistas indicam o consumo de águas com pH alcalino, pois elas podem ajudar também a conter com mais eficácia o acúmulo de ácido úrico nas vias urinárias.

Cuide da sua dieta, procure se alimentar de forma saudável, mantenha uma rotina de exercícios e beba bastante água, seu organismo agradece que você o ajude a executar suas funções.

Por : Mariana Gouveia