Á água alcalina tem muitos benefícios, isso já é sábio. Muitos deles já foram apresentados em outras matérias do nosso blog e no próprio site da Sferriê existem muitas informações sobre a eficácia da água alcalina no nosso corpo.
Ocorre que muitos oncologistas vêm indicando o consumo de água alcalina como auxiliadora no tratamento de tumores. O fato é que as células cancerosas não se desenvolvem em ambientes alcalinos e o consumo de água alcalina proporciona um ambiente mais saudável ao organismo, pois ajuda a diminuir a taxa de açúcar no sangue, a condução da glicose e aminoácidos nas células.
Existem casos em que a não há uma reação muito positiva em tratamentos de algumas doenças, e alguns desses fatores pode estar relacionado ao pH sanguíneo estar muito baixo, indicando acidez corporal e atrapalhando a eficácia de certos tratamentos.
Encontramos uma matéria do Dr. Guilherme Renke, médico e membro da Sociedade Brasileira de Medicina, onde ele cita estudos realizados justamente para verificar a eficácia da água alcalina em tratamento de câncer:
“Em estudo recente de "Azzarito et al (PLOS One, 2016)" foram avaliados os efeitos da administração oral de uma água alcalina no crescimento do melanoma (câncer de Pele). A água alcalina foi administrado diariamente por via oral, começando uma semana após a implantação do tumor nos camundongos.
A acidez dos tumores foi medida por método guiado. Além disso, o pH da urina foi monitorada durante o estudo para potencial alcalose metabólica (efeito colateral presumível da água alcalina). A administração da água alcalina reduziu significativamente o crescimento do melanoma nos camundongos. Os resultados foram apoiados por experiências in vitro, em que as culturas de células de melanoma humano e de camundongos tratados com água alcalina exibiram uma inibição dependente da dose do crescimento de células tumorais.
Este estudo publicado em uma revista conceituada fornece a primeira prova do conceito de que a água alcalina pode trazer benefícios no tratamento do câncer. Os autores concluem que "é concebível que o controle dos desequilíbrios do pH ao nível dos órgãos e dos tecidos que estão são alvo das terapias atuais anti-câncer podem representar uma nova ferramenta eficiente para melhorar a eficácia das drogas e que estes resultados vão promover novas investigações sobre o uso combinando dos agentes de quimioterapia e imunomoduladores usados no tratamento do câncer."
Vale ressaltar que apesar desse resultado, não existe até o momento um estudo randomizado, duplo-cego controlado que evidencie prevenção do câncer pelo consumo da água ou alimentos alcalinos. E para mostrar como o assunto ainda é muito controverso uma revisão publicada no jornal BMJ mostra que ainda faltam evidências científicas para associar prevenção do câncer com o uso da água ou de alimentos alcalinos.” (Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta)
Deste modo concluímos que muitos estudos e pesquisas ainda precisam acontecer para provar a eficácia real da água alcalina, no que diz respeito a este assunto. Entretanto, os demais benefícios são comprovados. Uma dieta saudável, somada a exercícios físicos e ingestão de água alcalina proporcionam à você e ao seu corpo bem estar e qualidade de vida.
Confira sempre o pH da água que você toma!
Por: Mariana Gouveia