Segundo informações do site drauziovarella.com.br, o ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo. Ele surge como resultado da quebra das moléculas de purina – proteína contida em muitos alimentos – por ação de uma enzima chamada xantina oxidase. Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico. Parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins.

A Taxa de ácido úrico no corpo humano pode ser potencializada por três principais fatores:
1.    Aumento em sua produção
2.    Pouca eliminação do ácido pela urina
3.    Interferência do uso de certos medicamentos.

Ainda segundo as informações de Dráuzio Varela: Como consequência dessa taxa de ácido úrico elevada (hiperuricemia), formam-se pequenos cristais de urato de sódio semelhantes a agulhinhas, que se depositam em vários locais do corpo, de preferência nas articulações, mas também nos rins, sob a pele ou em qualquer outra região do corpo.

Os sintomas do ácido úrico elevado podem ser inchaço na região atingida, vermelhidão e dores. Em alguns casos há também descamação da pele, causando algumas vezes feridas.

Outro fator que pode contribuir para o aumento de ácido úrico no organismo é o consumo excessivo de alimentos que contenham purina, como carnes vermelhas, pele de peixe, cogumelos, aspargos e também bebida alcoólica, principalmente a cerveja. Importante ressaltar que além da purina encontrada na cerveja, a bebida alcoólica de modo geral desidrata o organismo, afetando ainda mais o quadro desses casos.

Além dos tradicionais tratamentos da medicina, a dieta balanceada é uma das aliadas na hora de tratar o ácido úrico. É aconselhável evitar:
·         Bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja.
·         Anti-inflamatórios e diurético por elevarem o os níveis de ácido úrico no sangue;
·         Carne vermelha, frutos do mar, peixes e alimentos industrializados por terem Purina em excesso.

E claro, sempre beber muita água, cerca de 1,5l de água por dia. Optar pela água de pH alcalino auxilia muito pois ajuda a diluir os níveis de ácido, expulsando resíduos dos rins. Ela age na contenção do acúmulo de ácido úrico nas vias urinárias, por tanto tem forte auxílio na baixa da taxa de ácido úrico.
Opte pela água alcalina para prevenir e melhorar o funcionamento do seu organismo!
 

Por: Mariana Gouveia