O iTQi é a organização líder mundial em certificação taste. O Instituto analisa, pontua e certifica o gosto de alimentos e bebidas de consumo de todo o mundo. Há 15 anos certificando sabores, o iTQi já analisou mais de 10.000 produtos de mais de 130 países. O prêmio iTQi é garantia de excelente sabor e alta qualidade. O processo de teste não é uma competição, mas uma avaliação de produtos por mérito próprio, afim de expressar opinião objetiva e construtiva sobre o sabor de cada produto.

Você deve estar se perguntando: Mas existe diferença no sabor da água?
 
Água alcalina com valor de pH muito elevado, como é o caso da Sferriê que possui pH 10, pode sofrer alguma alteração no sabor, mas isso é uma característica natural. Algumas pessoas relatam sentir o sabor diferenciado mais relevante quando a água está em temperatura ambiente ou muito gelada.
Dessa maneira, para Sferriê, esse reconhecimento de sabor é muito importante. Além de ser mais uma constatação da diferença da Sferriê, se comparada com as demais águas minerais disponíveis hoje no mercado brasileiro.
 
O júri do iTQi é composto por renomados chefs e sommeliers de 15 prestigiadas associações europeias de Culinária ou Bebidas, como os Maîtres Cuisiniers de France, a Associação da Sommellerie Internationale (ASI), a Federazione Italia Cuochi (FIC), a Euro-Toques, a Federação de Associações de Cocineros de Espanha ou Verband der Köche Deutschlands.
 
Os produtos são analisados ​​e pontuados seguindo uma metodologia rigorosa e neutra. Os produtos são provados através de teste cego, por um grande painel de profissionais independentes de alimentos e bebidas, que não conhecem a marca do produto nem sua origem ao experimentá-lo. Pela primeira vez em 2018, os testes foram feitos com uma aplicação digital, permitindo a pontuação de acordo com um grande conjunto de critérios específicos da categoria. Além da pontuação, os chefs e sommeliers fornecem comentários e sugestões para melhorar ainda mais o produto. Os processos do iTQi são certificados pela ISO 9001.
 
Os produtos que alcançam mais de 70% de resultado positivo na pontuação recebem o prestigiado prêmio “Superior Taste Award”, com uma, duas ou três estrelas douradas semelhantes às estrelas Michelin para a gastronomia:

- 1 estrela dourada: Pontuação global entre 70 e 80% - muito bom gosto!
- 2 estrelas: Pontuação global entre 80 e 90% - gosto notável!
- 3 estrelas: Pontuação entre 90 e 100% - gosto excepcional!
 
A Sferriê recebeu uma estrela dourada e agora, além de ter uma composição rara e única que combina pH 10 e 0,34mg/l de Vanádio, também se destaca pelo sabor diferenciado. O sabor e qualidade da Sferriê têm sua segurança garantida através de embalagens livres do Bisfenol-A.

Eric de Spoelberch, Diretor Administrativo do iTQi destacou: “Estamos muito satisfeitos com os testes de 2018. Nossa missão no iTQi é contribuir para melhorar a qualidade dos alimentos e produtos de consumo. Por isso, ficamos felizes em ouvir os membros do Júri comentarem que o nível de sabor dos produtos testados este ano foi excepcionalmente alto. Concedemos mais de 1.800 produtos. Este é um sinal de que os produtores estão cada vez mais procurando maneiras de diferenciar seus produtos em mercados lotados e de tranquilizar seus clientes sobre a qualidade de seus produtos ”.
Os resultados da prova estão disponíveis publicamente via www.itqi.com.

Por: Mariana Gouveia