O evento Cascavel Unida pelo Diabetes acontece em 15/04 das 14h às 18h na praça da igreja matriz na Av. Brasil, em Cascavel.
 O objetivo do evento é unir forças para trazer mais conhecimento sobre esta doença que afeta milhares de brasileiros.

Serão feitos testes de glicemia afim de alertar aqueles que podem estar com princípio de Diabetes. Todas as doenças diagnosticadas no início tem maior chance de serem tratadas de forma menos agressiva para o paciente. A missão acima de tudo é educar,  alertar e informar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento do Diabetes.

Com um bom acompanhamento médico, uso correto das medicações, boa alimentação e atividades físicas regulares, é possível ter mais qualidade de vida.
De acordo com informações do site www.diabetes.org.br, existem hoje no Brasil cerca de 13 milhões de pessoas que vivem com a diabetes, ou seja, 6,9% da população nacional. O número cresce a cada dia. Em tese Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.

Mas o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.
Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto -  a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
É importante lembrar que nenhum tratamento ou medicamente deve ser substituído pelo consumo de qualquer outro item alternativo para o tratamento de diabetes. Pesquisas e estudos indicam que algumas dietas e ainda alguns minerais podem ser benéfico e auxiliador nesse tratamento, porém qualquer mudança na dieta de uma pessoa com diabetes deve ser acompanhada pelo seu médico de confiança.

É sabido que a cura da diabetes não é conhecida e muitas pessoas hoje no Brasil e no mundo sofrem com essa doença,  por isso a Sferriê se faz presente, pois independente de qualquer visão ou estudo, é necessário que seja valorizado todo e qualquer movimento que  levante a bandeira na luta e no tratamento do Diabetes.

Por: Mariana Gouveia