O kefir, também conhecido como iogurte da Bulgária, é uma combinação de leveduras e bactérias probióticas com um aspecto semelhante ao couve-flor, seus nódulos ou búlgaros têm uma textura gelatinosa e estão envoltos em uma matriz denominada kefiran.

Os búlgaros de água ou qualquer outro tipo de kefir tem propriedades semelhantes e têm ação surpreendente para o organismo:
o    É desintoxicante.
o    Regenera a flora intestinal.
o    Melhora as defesas.
o    Favorece a digestão.
o    Evite a constipação.
o    Equilibra a flora bacteriana.
o    Produzir a síntese de vitamina B.
o    Ajuda a reduzir o colesterol.
o    Age como laxante.
o    Ajuda a tratar eczemas.
o    Regula a pressão arterial.
o    Colabora na perda de peso.
o    Ajuda em casos de ansiedade, depressão e sono.
o    Fornece fósforo, potássio, cálcio e vitaminas.

Durante o cultivo do Kefir de água, é ideal utilizar água mineral, mas foi observado que a utilização de água alcalina, tem dado resultados melhores em sua reprodução. Conforme é feito o cultivo e a fermentação da água, os grãos crescem e se reproduzem.

Muitas pessoas doam os grãos ou os vendem para quem tem interesse de cultivar e consumir a bebida, que vem ganhando mais espaço e notoriedade nos últimos anos.
De origem antiga e um tanto misteriosa, o kefir ou quefir – como também é conhecido – deriva do turco keif, que significa bem estar, e era conhecido na antiguidade como a bebida do profeta. Teve sua origem nas montanhas do Cáucaso e nas ultimas décadas tornou-se muito popular em países europeus. 

Em alguns países como Russia, Suécia e Alemanha, ele é produzido comercialmente e consumido em grandes quantidades. A produção comercial não inibe a produção artesanal que acontece em grande escala nesses mesmos países.
No Brasil sua produção segue na escala artesanal e vem ganhando cada vez mais espaço e adeptos devido a suas características sensoriais e propriedades funcionais.
                                

Por: Mariana Gouveia