Quem nunca ouviu que beber durante a refeição engorda? Muito mais que uma preocupação estética a bebida durante as refeições tem uma consequência digestiva. Quando falamos em bebidas, entende-se como todos os tipos de líquido: água, suco (natural ou não), refrigerantes e também bebidas alcoólicas.

Durante o processo de digestão o estômago libera o suco gástrico, com pH ácido, ideal para quebra de moléculas que precisam ser absorvidas pelo nosso organismo. Quanto mais líquido ingerido, menos consistente esse suco gástrico e mais lenta a digestão. Então para evitar a sensação de estômago pesado e de queimação, moderar na ingestão de líquido é o segredo.

Estudos indicam que ingerir até 200ml de líquido durante as refeições é o ideal para não prejudicar a digestão. Porém, evite bebidas muito adocicadas como sucos, bebidas alcoólicas ou refrigerantes, que podem atrasar o processo digestivo, pois adicionam mais calorias as refeições e aumentam o processo de fermentação, deixando mais propício também a formação de gases e arrotos. A cautela com bebidas gaseificadas deve ser redobrada, refrigerantes e até água com gás quando ingeridas durante as refeições, podem expandir o estômago, diminuindo a sensação de saciedade.

De qualquer maneira o mais indicado é ingerir líquidos antes ou depois das refeições e não durante, mesmo que se faça isso de forma moderada. Além de propiciar ao processo digestivo mais qualidade, não compromete a saciedade, evitando comer mais que o necessário. Uma curiosidade sobre essa questão é que ao ingerir líquidos, mesmo que água, as papilas gustativas são “limpas” e fica aquele gostinho de quero mais.

A atenção deve ser redobrada para casos de problemas com processo digestivo, gastrite, úlcera, refluxo ou para quem retirou a vesícula biliar, pois estão mais sensíveis a alterações gástricas quando comem e bebem ao mesmo tempo.

Alguns pequenos cuidados fazem a  diferença na hora de se alimentar melhor, elevando a qualidade de vida e bem estar do organismo.

Por: Mariana Gouveia