Quem nunca começou a fazer aulas de academia pra iniciar aquela bateria de exercícios e pouco mais de um mês depois já estava cansado e desanimado? O exercício físico é importante, além de trazer benefícios ao corpo, organismo e mente, ajuda a manter as medidas em dia! Mas não é só isso, a obrigação ou a pressão psicológica para se manter em movimento podem atrapalhar todo o funcionamento e bom rendimento dos exercícios.

Há quem goste de academia e frequente todos os dias assiduamente, mas há quem não tenha paciência. As repetições tornam os exercícios monótonos e a ansiedade pelo resultado esperado também podem contribuir para o desanimo na hora de malhar. Por isso as alternativas como caminhadas, corridas, cross fit, bicicleta, algum tipo de luta e também aulas de dança, ganham destaque.

Mas na verdade, ao escolher o tipo de exercício que melhor se encaixa com você, é preciso analisar qual o objetivo esperado e como essa rotina de exercícios vai se encaixar no seu dia a dia, sem que se torne um stress a mais para você. O interesse e o prazer pelo exercício físico é o segredo do sucesso no resultado, afinal você se sente motivado e torna frequente a atividade, por isso tenha calma na hora de procurar pelo exercício ideal.

Se você estiver pensado em optar pela dança como alternativa para se manter em movimento, está fazendo uma ótima escolha. Além tonificar, alongar e trabalhar os músculos, a dança é uma arte, por tanto sua subjetividade é benéfica para corpo e para alma.

Na hora de escolher que tipo dança praticar, confie no seu instinto e gosto, lembre-se que a prática deve ser interessante e prazerosa.

Balé ou Ballet
Um estilo de dança clássica de modalidade específica, nascida na Itália, consolidada na França e muito presente na cultura brasileira. Para todas as idades e gêneros, o balé trabalha postura, flexibilidade e equilíbrio. Exige concentração e dedicação e não é muito indicada para mulheres em período de gestação, devido ao risco exposto por alguns movimentos.

Jazz
Indicado também para todas as idades e gêneros o Jazz nasceu nos estados unidos e consiste em movimentos coreografados, passando pelo ballet clássico e moderno. Trabalha flexibilidade, alongamento, força muscular, postura e coordenação motora.

Dança de salão
Muito popular no Brasil, a dança de salão é praticada em casal, surgiu na Europa e foi trazida para as terras tupiniquins durante os anos de colonização. Suas variações envolvem o forró, samba de gafieira, tango argentino, samba rock, entre outros ritmos. É uma dança divertida, envolve muitos movimentos, postura e desenvoltura. Ideal para ser praticada nos salões de dança de maneira que você pratica o exercício sem nem perceber.

Street Dance
Originada dos guetos americanos a Street Dance agrada bastante, utiliza movimentos coordenados e harmonizados, trabalha ritmo, expressão corporal, flexibilidade e bastante movimento.

Zumba
Inspirado na dança latina, utiliza ritmo e movimentos funcionais. Tem uma pegada mais fitness e atualmente no Brasil vem coreografando os movimentos com os mais variados estilos musicais. Lembra um pouco as agitadas aulas de axé ou lambaeróbica, muito famosas nos anos 90, que trabalhavam muito bem os ritmos com exercícios físicos. Hoje  a Zumba é ganhou os corações dos dançarinos de plantão.

Entre outros estilos, além dos benefícios corporais a dança proporciona uma divertida integração social, o que ajuda também na frequência dos exercícios e no melhor resultado. Alguns grupos fazem também práticas ao ar livre, o que acaba motivando outras pessoas a entrarem na dança.

Permita-se, aprenda e se divirta com os variados tipos de dança e não esqueça de se manter hidratado!

Por: Mariana Gouveia