Já diz o velho ditado: é melhor prevenir do que remediar.

Saúde, bem estar e qualidade de vida são as palavras do momento. A correria do dia a dia, as mudanças climáticas, os alimentos com cada vez mais agrotóxicos, a poluição e o stress atrapalham todo esse ciclo e é por isso que você tem que ficar muito ligado na primeira palavrinha citada: Saúde.

Se ela não estiver em dia, dificilmente a sensação de bem estar vai reinar e sua tão almeijada qualidade de vida também não virá, por isso é tão importante estar em dia com os exames e realizar sempre um check up periódico.
Eles auxiliam no diagnostico de doenças crônicas e degenerativas e melhor ainda se for logo no início, assim facilita o tratamento. Além disso é através desses exames que é possível verificar o colesterol, deficiencias no organismo, falta de vitaminas, etc.
É ideial fazer uma bateria de exames uma vez ao ano, principalmente a partir dos 35 anos.

Exames para verificar pressão arterial são de suma importancia, pois é através dele que se diagnostica problemas de hipertensão por exemplo. Já o hemograma, faz uma análise na nossa situação sanguínea, denunciando problemas de infecção e sinaliza o estado do nosso sistema imunologico.
Exames de glicemia e colesterol são mais temidos, pois são eles que acusam quando há altos níveis de colesterol e triglicéris, que faciliram a formação de placas obstruindo nossos vasos, e também medem a glicose, acusando se há propensão ao diabetes ou não.

Esse são os exames mais básicos, a partir deles podem ser solicitados outros, de acordo com o caso e condições clínicas de cada indivíduo.

Exames como eletrocardiograma, teste ergométrico e ecocardiograma, são mais específicos e estão ligados as condições do coração. O Eletrocardiograma e teste ergométrico por exemplo, verificam a presença de entupimentos de artéria, sinalizando e ajudando a evitar e tratar ataques cardíacos. Já o ecocardiograma, faz um check up geral no coração, verificando por exemplo sua capacidade de contração e suas válvulas, evitando disfunções.

Para as mulheres além desses exames é muito importante realizar todos os anos o exame de papanicolau, que ajuda a verificar alterações no cólo do ultero e problemas ligados ao vírus HPV, evitando o câncer. E claro o autoexame de toque e a mamografia.
Já para os homens o tão temido exame de toque com o urologista deve deixar de ser um tabu, o câncer de próstata mata muitos homens no Brasil e no mundo e pode ser identificado e tratado, se diagnosticado precocemente!

Cuide de seu corpo, de sua saúde, alimente-se bem, descanse, durma pelo menos oito horas por dia, beba muita água e realize sempre os exames periódicos.


Por : Mariana Gouveia