Muito se fala sobre a quantidade de sódio contida nas águas minerais em comercialização no país, porém o sódio contido nas águas minerais é, em sua normalidade, benéfico para o organismo. Ele é o responsável por controlar a quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das células, além de equilibrar o ritmo cardíaco e contração muscular.
 
As características das águas minerais são determinadas, segundo especialistas, por muitos fatores que influenciam  nas quantidades de sais minerais. Isso vai variar de acordo com a geologia do local, do contato com as rochas, das características do solo, entre outros detalhes.
Algumas águas têm, naturalmente presentes, um teor um pouco mais alto de sódio, como é o caso de águas alcalinas naturais - É importante frisar que para ser vendida como água mineral , ela não pode ser modificada, deve ser envazada in natura, assim como foi retirada.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o valor diário recomendado de sódio para ingestão é de até 2.000mg. Se você beber um litro de água mineral com 103,06 mg de sódio, estará consumindo apenas  5% da sua cota diária. As águas que contem o sódio em sua forma natural até este valor de 100 ml-L não devem ser consideradas prejudiciais para pessoas saudáveis, que praticam atividade física e que se alimentam de uma maneira saudável.  
Porém não é somente a água mineral que contém sódio, é preciso sempre considerar o valor do sódio de todos os alimentos que são consumidos, principalmente aqueles que não são naturais.
Alimentos embutidos, industrializados e processados, por exemplo, contém um alto teor de sódio e em várias vezes ultrapassam a quantidade recomendada pela OMS.
 
Exemplo: 100 g de queijo parmesão contem 2000 mg de sódio, 100g de mortadela contem 1300 mg, e 100 g de macarrão instantâneo contem 1360 mg em media, entre outros exemplos.
 
Sendo assim, é preciso ficar atento. O sódio pode ser um vilão para sua saúde, se consumido em exagero e somado a uma dieta e hábitos pouco saudáveis.
Pessoas com caso de hipertensão devem sempre procurar o auxílio e orientação de um especialista quando há dúvidas sobre o teor de sódio dos alimentos e águas minerais, para que possam fazer um consumo seguro e consciente de acordo com seu quadro de saúde.
 

Por: Mariana Gouveia